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Marketing

O que preciso saber para investir em Marketing Digital

  • 05/Sep/2023
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O que preciso saber para investir em Marketing Digital

Fala pessoal, 

Lucas aqui, hoje vou mostrar para você o que entendemos como essencial antes de iniciar qualquer tipo de campanhas, anúncios pagos no Google e Facebook, bora lá?

Vou criar uma estrutura de tópicos e cada um possui perguntar para você ir fazendo e verificando em seus projetos, dessa forma você pode ter uma espécie de checklist para ir fazendo um check nos seus projetos e saber identificar se está no caminho certo e na hora certa de fazer anúncio patrocinado.

 

Você já tem o objetivo da sua campanha ou anúncio?

Defina um objetivo claro para sua campanha ou anúncio, pode ser uma campanha para fortalecer sua marca, pode ser uma campanha para divulgar seus produtos e serviços ou uma campanha para anunciar um único produto ou serviço. 

Com essa definição você terá respostas para saber como suas campanha devem ser feitas e mais importante, qual a comunicação que você terá que usar para atingir seus objetivos.

 

Tem metas definidas? 

Se for sua primeira campanha ou anúncio definir essas metas pode ser uma tarefa mais difícil, mas só para você saber, essas metas ajudam você a ir calibrando investimento em cada anúncio.


Seguem as dicas:

  • Defina início e fim
  • Deixe a verba separada
  • Saiba quando dessa verba você pode gastar diariamente
  • Faça testes, mude: títulos, headlines e palavras chaves
  • Use os grupos de anúncios, eles vão servir exatamente para você fazer os testes
  • Crie pelo menos 2 anúncios para fazer testes A/B


Sabe o que é traqueamento?

Não importa onde você vai fazer seu anúncio, procure uma forma de fazer traqueamento, quando falamos de anúncios online a coisa mais ainda mais fácil, Google e Facebook possui uma ferramenta que ajudam demais fazer esse tipo de coisa, em ambas plataformas o nome dado é Pixel.

 

O que é Pixel?

Mas o que esse Pixel faz, quando você possui o pixel instalado em seu site ou loja você está falando para o Google e Facebook um usuário acessou seu site ou loja, carregando um evento de Page View, evento mais básico de todos, mas ele já vai conceder algumas informações importante, como dizer quem já visitou seu site.

Como funciona na prática, você precisa ter seu site com esses Pixels instalados e depois você vai fazer o anúncio, quando estiver fazendo essa anúncio você vai filtrar os usuários que já carregaram esse pixel, ao fazer isso você está criar um público segmentado e suas chances começam aumentar ao fazer uma anúncio.

Público segmentado é o nome dados para os usuários que carregaram um determinado pixel, entenda bem eles, pois são simplesmente poderosos e podem fazer você economizar verba de investimento.

Quando você tem públicos segmentados você começa ter mais inteligências em seus anúncios, você começa mostrar seus anúncios para públicos mais específicos e menores, mas com um potencial muito maior de conversão.

 

Pixels avançados

Usando os pixels de uma forma mais avançada você pode segmentar e criar mecanismos mais eficientes para anunciar sua empresa, serviço e produto.

Vamos imaginar que você possui uma página de contato em seu site e quando um usuário manda uma mensagem por esse formulário ele carrega um pixel de contato, na sua ferramenta de anúncio você e deve criar uma segmentação para quem já entrou em contato, perceba que nesse momento você pode anunciar um produto ou serviço que o usuário quis saber mais detalhes.

Perceba que falamos da página de contato, mas e se tivermos falado da página de um produto ou serviço específico, o ganho real disso é a possibilidade de usar uma técnica chamada Remarketing para os usuários que já visitaram essas páginas de produtos, serviços ou quaisquer outras e anunciar o conteúdo que essas páginas contém. 

É assim que visita o site de tênis e depois está lendo notícias e percebe que o tênis que você estava vendo está sendo mostrado para você neste site de notícias.

 

Tenha pensamento médio e longo prazo

É muito comum que a gente queira que a partir do momento que o anúncio estiver rodando é só alegria e vendas caindo, às vezes até acontece, mas na sua é pouco provável que aconteça, mas calma, isso faz do jogo.

Tenha em mente em fazer esse investimento constante em pelo menos 3 meses, mas nesse período você deve ir monitorando os grupos de anúncios e ir trocando para ver qual converte mais, lembra do teste A/B? Então, coloque em prática, deixe rodando um anúncio por x tempos e outro pelos mesmo x tempo, dessa forma você vai testando e sabendo o que funciona mais. É teste, não existe fórmula certa.

 

Vou colocar aqui um exemplo prático, onde uma loja de tênis de corrida quer vender seu novo tênis para corrida.


Título do anúncio 01:

O novo modelo Nike Speed está mais leve e confortável para corrida.

 

Título do anúncio 02:

Corra com o novo Nike Speed e saia na frente dessa maratona.

 

Título do anúncio 03:

Fique mais rápido com o novo Nike Speed com ele você corre mais leve.

 

Colocamos os 3 títulos de anúncios, é muito difícil saber o que vai converter mais, por isso você fará o teste A/B e medir o que está dando mais resultados na campanha e anúncios.

Sendo assim, você terá um grupo de anúncio chamado Tênis Speed você terá 3 variações desse anúncio para fazer os testes e saber qual converte mais. 

Entendendo essas dicas você começa a ter mais controle sobre seus investimento de marketing, criando um objetivo, segmentando seu público, fazendo testes A/B e por fim tem o mínimo de um planejamento de marketing digital.

Se chegou até aqui fico muito contente, espero que você possa fazer anúncios mais inteligentes e investir melhor em seu marketing digital.

Caso precise de uma agência para ajudar no seu planejamento, na execução das campanhas e anúncios fale com a gente.

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