Aguarde, carregando...

Meu site

O que é CMS? Para que serve?

  • 17/May/2022
  • 0
  • 632
O que é CMS? Para que serve?

Fala pessoal tudo bem?

Neste post vamos falar sobre o CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), saber para que serve, qual sua importância, se é realmente bom ou ruim e quais existem para colocar em meu site. Então bora para o post!


O Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) podemos dizer que é um sistema / aplicativo usado para gerenciar conteúdo de um site, ou seja, criar, editar e publicar conteúdo de uma forma mais organizada seguindo os padrões que cada CMS possui, a sua principal função que torna a gestão mais rápida e que o próprio responsável pelo site, blog, intranet ou e-commerce possa fazer a gestão do conteúdo.


Mas para que ser os CMSs?

A principal função de um CMS é tornar mais fácil e rápida a forma de gerenciar o conteúdo do seu site, seja ele um E-commerce, site institucional, blog ou intranet. Para cada tipo de site o CMS atua de forma diferente, para um site institucional o gestor do site pode criar páginas como, por exemplo: quem somos, serviços, para um blog o gestor cria um post, informa uma categoria para o post e descreve o conteúdo do post em um local do CMS. Todos esses exemplos colocados acima podem ser adicionados, alterados, deletados e em alguns casos divulgados por meio do CMS.


Qual a importância dos CMSs?

A importância de uso de um CMS está um pouco ligada ao perfil de cada um, mas como assim Lucas?

Bom, algumas pessoas gostam de ter autonomia diante aquilo que ele adquire para sua empresa ou projeto, aliás isso é algo que faz todo sendo sentido. Caso você seja esse tipo de pessoa faz muito sentido usar um CMS para gerenciar o conteúdo do seu site, pois assim você terá controle dos textos e informações de visitas que seu site vem recebendo.


Agora olhando por um outro ponto de vista, com o uso de um CMS você consegue diversificar o conteúdo de seu site muito mais rápido, pois é o gestor do site que tem o poder de tal ação, o que quero dizer é que quando não se usa um CMS, para apenas atualizar o endereço de seu site você precisa falar com o responsável para criação do seu site para ele fazer tal alteração. Percebe o transtorno e tempo que pode levar para fazer uma simples mudança? Pense nisso!


Quais os pontos positivos e negativos de usar um CMS?

Primeiro vamos aos pontos Positivos:

  • Agilidade para fazer Gestão de conteúdo.
  • Não necessita de conhecimento técnico para gerenciar.
  • Permite criar estratégias de marketing com mais eficiência, seguindo o uso de newsletter ou criando um blog interno para gerar conteúdo para seu público.
  • Possibilidade de criar páginas diferentes, seguindo o padrão da estrutura do site, imagine que site possui um determinado padrão em suas páginas e por uma questão de escolha você vai querer uma
  • customização na página de “Quem Somos” por exemplo: É possível criar uma página exclusiva e personalizada.
  • Variedade de formas de produzir e distribuir os conteúdos gerados por você através do CMS, para tudo existe um plugin!

PS: Plugins são minis aplicações que são instalados no CMS que turbinam as funções do CMS. Existem diversos plugins como por exemplo: Galeria de fotos, Comentários e Controle de visitas.


Agora vamos aos pontos Negativos:

  • A estrutura para manter é um pouco mais cara (Plano de Hospedagem).
  • O desenvolvedor deve cobrar de 20 à 40 por cento a mais para deixar esse sistema pronto para sua necessidade.
  • No início vai demandar um tempo para aprender usar o CMS, entender como funciona e suas funções.

Sei que esses pontos negativos podem fazer total diferença no momento de fazer sua escolha em usar ou não um CMS, minha recomendação para você é a seguinte, mesmo se tornando um gasto mais caro para criar e manter se você usar os recursos disponíveis pelos CMSs você pode tirar bons frutos, pense nisso! Procure uma pessoa experiente sobre o assunto e conheça as possibilidades caso seja possível aplique no seu site.


E aí, o que achou?
Você acha que faz sentido usar um CMS para seu negócio?
Se quiser pode deixar sua resposta nos comentários, vou adorar saber sua opinião!

O uso de um CMS pode dispensar os profissionais de internet de minha empresa?
A resposta é não! Nenhum CMS vai tornar dispensável o responsável pelo ambiente de hospedagem do CMS ou pela alimentação do conteúdo.


Quando falo de Profissionais da internet quero dizer dos seguintes profissionais:

  • Os responsáveis por tecnologia como infraestrutura, desenvolvimento e manutenção da ferramenta.
  • Os responsáveis pela criação de conteúdo como post de um blog institucional.
  • Os responsáveis por gerenciar os conteúdos criados e gerir as interações do público com o site como: comentários, dúvidas sobre algum serviço ou produto.
     

Veja a lista dos CMS:

  • Wordpress - Muito usado para sites institucionais e uma boa ferramenta para criar um blog. Existem plugins que permitem criar uma loja virtual, funciona, mas existe aplicações que lidam melhor com essa função.
  • Drupal - Também é muito usado para sites institucionais e blogs, ainda não vi nenhuma loja virtual criada com esse CMS.
  • Joolma - Esse já tem uso mais frequente para criação de loja virtuais e também é usado para sites e blogs.
  • Magento - Seu uso é voltado para lojas virtuais, já tendo integrados todas as dependências necessárias como: controle de produtos, clientes, vendas e muito mais.
     

Caso esse conteúdo tenha ajuda de alguma forma, compartilhe, curta ou comente. Conto com você e até a próxima!

 

Próxima postagem Desvendando os Elementos Essenciais de um Site Profissional

Sem comentários

Olá, deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Fale conosco:

Assine um plano:

Resgate seu copom: